Inovação
Biometria
Do que se trata
O projeto Biometric Experience é uma iniciativa da ANA que visa melhorar a qualidade de serviço e a experiencia aeroportuária para o passageiro.
O “Biometric Experience by VINCI Airports” é um projeto de inovação, apoiado pela União Europeia através do programa NextGenerationEU, que aposta na aplicação da tecnologia para melhorar a qualidade de serviço nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada.
O projeto foi lançado no início do ano nos aeroportos de Lisboa e Porto e, no segundo semestre de 2024, a solução tecnológica ficou disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada. Os primeiros testes foram realizados com passageiros da TAP Air Portugal nas partidas dos aeroportos de Lisboa e Porto, em voos previamente seleccionados pela companhia, no espaço Schengen - Europa. Numa segunda fase, serão adicionadas outras companhias aéreas e mais destinos, incluindo voos extra-europeus.
Esta tecnologia está na vanguarda dos procedimentos de embarque mais inovadores nos aeroportos do mundo e faz parte de um grande investimento da VINCI Airports na sua rede, com um projeto já em curso desde 2022 no aeroporto de Lyon. Trata-se de um compromisso para melhorar a qualidade do serviço e a experiência do passageiro.
Principais vantagens para o passageiro:
- Os passageiros poderão utilizar dados biométricos faciais nas partidas;
- Uma vez registados, os passageiros não precisam de utilizar cartões de embarque ou documentos de identificação;
- Viagem mais fácil e simples pelo aeroporto, sem paragens, sem filas, sem papel;
- Tecnologia, segurança e conforto na experiência aeroportuária;
- Total garantia de confidencialidade, uma vez que os dados são apagados após a partida do voo.
A tecnologia do futuro no presente!
Quem pode utilizar este serviço?
A adesão a este processo de identificação é facultativa e voluntária.
Numa primeira fase, esta facilidade está disponível em voos intra-comunitários (Schengen) designados, para passageiros portadores de cartão de cidadão, passaporte eletrónico e maiores de idade.
Os passageiros incluídos nos voos de teste e que sejam elegíveis (apenas os passageiros maiores de idade podem utilizar os dados biométricos) podem participar através de um registo prévio no seu dispositivo móvel, utilizando a aplicação "Biometric Experience by VINCI Airports", disponível em IOS e Android. Trata-se de um processo simples e rápido!
Descarregue a aplicação para Android aqui e para IOS aqui.
Em alternativa, os passageiros podem registar-se no aeroporto, num quiosque disponível para o efeito, localizado no check-in, na área pública das partidas em Lisboa, Porto, Faro Madeira e Ponta Delgada, ou junto às portas de embarque para os passageiros em transferência entre voos, nos quiosques de auto registo ou nos balcões assistidos.
Como funciona
O registo e a utilização são simples:
Na aplicação, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico e tirar uma selfie, aceitando os termos e condições.
No quiosque, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico ou o cartão de nacionalidade portuguesa e tirar uma selfie, aceitando os termos e condições.
A experiência de embarque será mais fácil e rápida, graças à digitalização dos seus dados biométricos, sem ter de voltar a apresentar o cartão de embarque.
Esta solução utiliza algoritmos avançados para confirmar a identidade da pessoa que se apresenta para viajar e o nome inscrito no cartão de embarque com a foto e nome que figura no respetivo documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte eletrónico).
Usando esta facilidade, os passageiros deixam de ter de apresentar repetidamente documentos de identidade físicos ou digitais e comprovativos de bilhete ao longo do seu percurso.
Se vai viajar e quer fazer a inscrição, escolha, de seguida, o aeroporto de origem:
Privacidade dos dados
Esta tecnologia de leitura biométrica e inteligência artificial simplificará os processos aeroportuários, respeitando a privacidade dos dados pessoais, os quais serão apagados após a partida do passageiro no seu voo.
Saiba mais sobre este projeto no sítio recuperarportugal.gov.pt
Boa viagem!
Aviso de Privacidade e Consentimento
Este projeto é uma colaboração entre a ANA - Aeroportos de Portugal (“ANA”) e as Companhias Aéreas envolvidas. Estamos fortemente empenhados em proteger a sua privacidade e os seus dados pessoais. A presente Política de Privacidade estabelece a forma como os seus dados pessoais serão tratados e protegidos no âmbito da iniciativa, permitindo aos participantes efetuarem o despacho de bagagens, o controlo de segurança de acesso e o embarque no avião com recurso ao reconhecimento facial.
A participação neste processo é voluntária e está aberta aos participantes que preencham os requisitos seguintes:
- O participante tem idade igual ou superior a 18 anos;
- O participante tem um passaporte eletrónico ou um cartão de cidadão nacional português.
A ANA e as Companhias Aéreas atuarão de acordo com as leis e regulamentos de proteção de dados, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados. No âmbito deste processo, a ANA processará os dados pessoais em nome das Companhias Aéreas, que atuam como responsáveis pelo tratamento dos dados do passageiro/participante.
Dados Pessoais Necessários
Caso participe, a ANA recolhe os seus dados pessoais para permitir a sua inscrição, após o que fica habilitado para avançar nos processos incluídos utilizando os seus dados biométricos.
O processo consiste em três passos:
1. O Participante deve inscrever-se na aplicação móvel de registo, no quiosque ou no balcão manual;
2. O Participante poderá ser identificado nos equipamentos de reconhecimento facial disponíveis no aeroporto;
3. Os dados do cartão de embarque do participante serão partilhados com a companhia aérea em causa aquando da conclusão dos processos de entrega de bagagem e/ou de embarque, em conformidade com as normas e requisitos em vigor.
Todos estes passos exigem o armazenamento e a utilização de dados pessoais durante o processo para garantir a integridade do mesmo. Isto inclui os seguintes dados:
Documento de Identidade
O documento de identidade (cartão de cidadão ou passaporte eletrónico) é digitalizado para garantir que pertence ao titular do passaporte, comparando uma fotografia do seu rosto com a fotografia do documento. É também utilizado para garantir que o participante que se apresenta é a mesma pessoa que pretende utilizar o cartão de embarque para embarcar no avião operado pelo operador.
Cartão de embarque
O cartão de embarque é digitalizado para verificar se o passageiro tem um bilhete válido para o voo em causa. Os dados são utilizados no momento da entrega da bagagem (se aplicável) para atualizar os dados do passageiro com a companhia aérea da bagagem entregue pelo passageiro. Para o controlo de acesso de segurança, os dados do cartão de embarque são utilizados para garantir que se trata de um documento válido para passar para o lado ar do aeroporto (os processos de segurança devem ainda ser realizados). Por último, os dados são utilizados para processar o processo de embarque dos passageiros pelas companhias aéreas.
Dados biométricos faciais
Após inscrição na aplicação de registo, no quiosque ou no balcão, a sua fotografia é tirada para identificação nas etapas seguintes do processo. Esta fotografia é guardada apenas sob a forma de um modelo. A imagem visível e as características de identificação do seu rosto só são visualizadas para efeitos de confirmação de que é a mesma pessoa apresentada no documento de identidade associado. Ao atravessar o processo incluído (por exemplo, o embarque), é tirada outra fotografia, que é convertida num modelo e posteriormente utilizada para o identificar. A ANA recolhe os seus dados pessoais apenas para efeitos de execução dos processos incluídos no presente processo.
Apenas as informações necessárias serão processadas e, se necessário, partilhadas com a autoridade, de acordo com os requisitos atuais, nomeadamente os dados do cartão de embarque com a companhia aérea. Os dados do documento de identidade e biométricos são utilizados principalmente para completar as verificações manuais que as companhias aéreas são obrigadas a efetuar.
O propósito
A ANA e as Companhias Aéreas trabalham continuamente para melhorar os processos de viagem no aeroporto, para assim tornar a experiência de viagem o mais fluída e agradável possível.
Os objetivos deste processo são:
- Melhorar a experiência do passageiro;
- Eliminar a duplicação de apresentação repetida de documentos de viagem;
- Simplificar os processos aeroportuários;
- Reforçar a segurança com recurso à biometria e à Inteligência Artificial;
- Apoiar as tarefas manuais do agente da companhia aérea para se centrar na experiência do cliente;
A ANA processa e armazena os seus dados pessoais em nome da companhia aérea, apenas quando estritamente necessário para atingir os objetivos declarados, sendo que todos os dados pessoais são eliminados do sistema após a partida do voo.
Proteger os seus dados pessoais
A ANA adota medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger os seus dados contra a perda ou qualquer forma de tratamento ilícito. Por exemplo, todos os servidores e outros suportes de armazenamento estão equipados com segurança física e de software. O acesso aos seus dados é limitado aos colaboradores diretamente envolvidos no processo e com necessidade legítima.
Os seus direitos
A ANA atribui grande valor à transparência. Por isso, entendemos que deve poder identificar, em qualquer momento, quais os dados pessoais que a ANA recolhe e trata para efeitos do presente processo.
O processo baseia-se na participação voluntária. No início da inscrição, é necessário o seu consentimento pessoal para a utilização dos seus dados. Pode cancelar a sua participação em qualquer altura durante o processo de inscrição. Nesse caso, todos os dados serão apagados.
Todos os dados biométricos que recolhemos para efeitos de viabilização do processo serão integralmente apagados no prazo máximo de 24 horas após a recolha da fotografia durante a inscrição.
A Política de Privacidade da ANA, pode ser consultada em www.ana.pt.
Caso tenha alguma dúvida sobre questões relacionadas com a privacidade no âmbito do processo, não hesite em enviar um e-mail para dpo@ana.pt.
Informação de contacto
A ANA compreende que poderá ter mais questões sobre este processo. Para mais informações, envie um e-mail para: biometricexperience@ana.pt
Alterações à Política de Privacidade
A ANA reserva-se ao direito de alterar periodicamente este Aviso de Privacidade e Consentimento. Tal pode ser necessário, por exemplo, face a modificações do objetivo do processo ou devido a alterações na legislação. Por conseguinte, recomendamos que consulte regularmente a presente Declaração de Privacidade e Consentimento.