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Do que se trata
O projeto Biometric Experience é uma iniciativa da ANA que visa melhorar a qualidade de serviço e a experiencia aeroportuária para o passageiro.
O “Biometric Experience by VINCI Airports” é um projeto de inovação, apoiado pela União Europeia através do programa NextGenerationEU, que aposta na aplicação da tecnologia para melhorar a qualidade de serviço nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada.
O projeto foi lançado no início do ano nos aeroportos de Lisboa e Porto e, no segundo semestre de 2024, a solução tecnológica estará disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada. Os primeiros testes estão a ser realizados com passageiros da TAP Air Portugal nas partidas dos aeroportos de Lisboa e Porto, em voos previamente seleccionados pela companhia, no espaço Schengen - Europa. Numa segunda fase, serão adicionadas outras companhias aéreas e mais destinos, incluindo voos extra-europeus.
Esta tecnologia está na vanguarda dos procedimentos de embarque mais inovadores nos aeroportos do mundo e faz parte de um grande investimento da VINCI Airports na sua rede, com um projeto já em curso desde 2022 no aeroporto de Lyon. Trata-se de um compromisso para melhorar a qualidade do serviço e a experiência do passageiro.
Principais vantagens para o passageiro:
- Os passageiros poderão utilizar dados biométricos faciais nas partidas;
- Uma vez registados, os passageiros não precisam de utilizar cartões de embarque ou documentos de identificação;
- Viagem mais fácil e simples pelo aeroporto, sem paragens, sem filas, sem papel;
- Tecnologia, segurança e conforto na experiência aeroportuária;
- Total garantia de confidencialidade, uma vez que os dados são apagados após a partida do voo.
A tecnologia do futuro no presente!
Quem pode utilizar este serviço?
A adesão a este processo de identificação é facultativa e voluntária.
Numa primeira fase, esta facilidade está disponível em voos intra-comunitários (Schengen) designados, para passageiros portadores de cartão de cidadão, passaporte eletrónico e maiores de idade.
Os passageiros incluídos nos voos de teste e que sejam elegíveis (apenas os passageiros maiores de idade podem utilizar os dados biométricos) podem participar através de um registo prévio no seu dispositivo móvel, utilizando a aplicação "Biometric Experience by VINCI Airports", disponível em IOS e Android. Trata-se de um processo simples e rápido!
Descarregue a aplicação para Android aqui e para IOS aqui.
Em alternativa, os passageiros podem registar-se no aeroporto, num quiosque disponível para o efeito, localizado no check-in, na área pública das partidas em Lisboa e no Porto, ou junto às portas de embarque para os passageiros em transferência entre voos, nos quiosques de auto registo ou nos balcões assistidos.
Como funciona
O registo e a utilização são simples:
Na aplicação, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico e tirar uma selfie, aceitando os termos e condições.
No quiosque, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico ou o cartão de nacionalidade portuguesa e tirar uma selfie, aceitando os termos e condições.
A experiência de embarque será mais fácil e rápida, graças à digitalização dos seus dados biométricos, sem ter de voltar a apresentar o cartão de embarque.
Esta solução utiliza algoritmos avançados para confirmar a identidade da pessoa que se apresenta para viajar e o nome inscrito no cartão de embarque com a foto e nome que figura no respetivo documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte eletrónico).
Usando esta facilidade, os passageiros deixam de ter de apresentar repetidamente documentos de identidade físicos ou digitais e comprovativos de bilhete ao longo do seu percurso.
Se vai viajar e quer fazer a inscrição, escolha, de seguida, o aeroporto de origem:
Faro (facilidade a disponibilizar no 2º semestre de 2024)
Ponta Delgada (facilidade a disponibilizar no 2º semestre de 2024)
Privacidade dos dados
Esta tecnologia de leitura biométrica e inteligência artificial simplificará os processos aeroportuários, respeitando a privacidade dos dados pessoais, os quais serão apagados após a partida do passageiro no seu voo.
Saiba mais sobre este projeto no sítio recuperarportugal.gov.pt
Boa viagem!
Aviso de Privacidade e Consentimento
Este projeto é uma colaboração entre a ANA - Aeroportos de Portugal (“ANA”) e as Companhias Aéreas envolvidas. Estamos fortemente empenhados em proteger a sua privacidade e os seus dados pessoais. A presente Política de Privacidade estabelece a forma como os seus dados pessoais serão tratados e protegidos no âmbito da iniciativa, permitindo aos participantes efetuarem o despacho de bagagens, o controlo de segurança de acesso e o embarque no avião com recurso ao reconhecimento facial.
A participação neste processo é voluntária e está aberta aos participantes que preencham os requisitos seguintes:
- O participante tem idade igual ou superior a 18 anos;
- O participante tem um passaporte eletrónico ou um cartão de cidadão nacional português.
A ANA e as Companhias Aéreas atuarão de acordo com as leis e regulamentos de proteção de dados, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados. No âmbito deste processo, a ANA processará os dados pessoais em nome das Companhias Aéreas, que atuam como responsáveis pelo tratamento dos dados do passageiro/participante.
Dados Pessoais Necessários
Caso participe, a ANA recolhe os seus dados pessoais para permitir a sua inscrição, após o que fica habilitado para avançar nos processos incluídos utilizando os seus dados biométricos.
O processo consiste em três passos:
1. O Participante deve inscrever-se na aplicação móvel de registo, no quiosque ou no balcão manual;
2. O Participante poderá ser identificado nos equipamentos de reconhecimento facial disponíveis no aeroporto;
3. Os dados do cartão de embarque do participante serão partilhados com a companhia aérea em causa aquando da conclusão dos processos de entrega de bagagem e/ou de embarque, em conformidade com as normas e requisitos em vigor.
Todos estes passos exigem o armazenamento e a utilização de dados pessoais durante o processo para garantir a integridade do mesmo. Isto inclui os seguintes dados:
Documento de Identidade
O documento de identidade (cartão de cidadão ou passaporte eletrónico) é digitalizado para garantir que pertence ao titular do passaporte, comparando uma fotografia do seu rosto com a fotografia do documento. É também utilizado para garantir que o participante que se apresenta é a mesma pessoa que pretende utilizar o cartão de embarque para embarcar no avião operado pelo operador.
Cartão de embarque
O cartão de embarque é digitalizado para verificar se o passageiro tem um bilhete válido para o voo em causa. Os dados são utilizados no momento da entrega da bagagem (se aplicável) para atualizar os dados do passageiro com a companhia aérea da bagagem entregue pelo passageiro. Para o controlo de acesso de segurança, os dados do cartão de embarque são utilizados para garantir que se trata de um documento válido para passar para o lado ar do aeroporto (os processos de segurança devem ainda ser realizados). Por último, os dados são utilizados para processar o processo de embarque dos passageiros pelas companhias aéreas.
Dados biométricos faciais
Após inscrição na aplicação de registo, no quiosque ou no balcão, a sua fotografia é tirada para identificação nas etapas seguintes do processo. Esta fotografia é guardada apenas sob a forma de um modelo. A imagem visível e as características de identificação do seu rosto só são visualizadas para efeitos de confirmação de que é a mesma pessoa apresentada no documento de identidade associado. Ao atravessar o processo incluído (por exemplo, o embarque), é tirada outra fotografia, que é convertida num modelo e posteriormente utilizada para o identificar. A ANA recolhe os seus dados pessoais apenas para efeitos de execução dos processos incluídos no presente processo.
Apenas as informações necessárias serão processadas e, se necessário, partilhadas com a autoridade, de acordo com os requisitos atuais, nomeadamente os dados do cartão de embarque com a companhia aérea. Os dados do documento de identidade e biométricos são utilizados principalmente para completar as verificações manuais que as companhias aéreas são obrigadas a efetuar.
O propósito
A ANA e as Companhias Aéreas trabalham continuamente para melhorar os processos de viagem no aeroporto, para assim tornar a experiência de viagem o mais fluída e agradável possível.
Os objetivos deste processo são:
- Melhorar a experiência do passageiro;
- Eliminar a duplicação de apresentação repetida de documentos de viagem;
- Simplificar os processos aeroportuários;
- Reforçar a segurança com recurso à biometria e à Inteligência Artificial;
- Apoiar as tarefas manuais do agente da companhia aérea para se centrar na experiência do cliente;
A ANA processa e armazena os seus dados pessoais em nome da companhia aérea, apenas quando estritamente necessário para atingir os objetivos declarados, sendo que todos os dados pessoais são eliminados do sistema após a partida do voo.
Proteger os seus dados pessoais
A ANA adota medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger os seus dados contra a perda ou qualquer forma de tratamento ilícito. Por exemplo, todos os servidores e outros suportes de armazenamento estão equipados com segurança física e de software. O acesso aos seus dados é limitado aos colaboradores diretamente envolvidos no processo e com necessidade legítima.
Os seus direitos
A ANA atribui grande valor à transparência. Por isso, entendemos que deve poder identificar, em qualquer momento, quais os dados pessoais que a ANA recolhe e trata para efeitos do presente processo.
O processo baseia-se na participação voluntária. No início da inscrição, é necessário o seu consentimento pessoal para a utilização dos seus dados. Pode cancelar a sua participação em qualquer altura durante o processo de inscrição. Nesse caso, todos os dados serão apagados.
Todos os dados biométricos que recolhemos para efeitos de viabilização do processo serão integralmente apagados no prazo máximo de 24 horas após a recolha da fotografia durante a inscrição.
A Política de Privacidade da ANA, pode ser consultada em www.ana.pt.
Caso tenha alguma dúvida sobre questões relacionadas com a privacidade no âmbito do processo, não hesite em enviar um e-mail para dpo@ana.pt.
Informação de contacto
A ANA compreende que poderá ter mais questões sobre este processo. Para mais informações, envie um e-mail para: biometricexperience@ana.pt
Alterações à Política de Privacidade
A ANA reserva-se ao direito de alterar periodicamente este Aviso de Privacidade e Consentimento. Tal pode ser necessário, por exemplo, face a modificações do objetivo do processo ou devido a alterações na legislação. Por conseguinte, recomendamos que consulte regularmente a presente Declaração de Privacidade e Consentimento.
06:00 - 21:00
COMO é uma marca citadina, que se caracteriza pela versatilidade da sua oferta . Desde a variedade de sandes, saladas, pastelaria, sumos e frutas até uma seleção diária de pratos tradicionais que garantem uma oferta completa para todos os momentos de consumo. Além disso este conceito traz ao cliente algumas novidades que são tendência em todas as grandes cidades, como várias opções vegetarianas; Bowls; Ramen e sobremesas trazem à memória sabores bem tradicionais como a maçã assada, o arroz-doce ou a mousse de chocolate, mas inovam na sua apresentação.
Site map
Alameda das Comunidades Portuguesas
1700-111
Lisboa
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Pedras Rubras
4470-558
Porto
Aeroporto de Faro
8006-901
Faro
E.M. 528 - 2, Km 3,3
7800-745
São Brissos - Portugal
Aeroporto da Madeira
9100-105
Santa Cruz
Aeroporto do Porto Santo
9400-110
Porto Santo
Aeroporto de Ponta Delgada
9500-749
São Miguel
Aeroporto de Santa Maria
Apartado 574
9580-908
Vila do Porto
Aeroporto da Horta
Castelo Branco
9900-321
Castelo Branco
Santa Cruz das Flores
9970-320
Santa Cruz das Flores
TERMOS E CONDIÇÕES
POLÍTICAS DE SERVIÇO
Este site é propriedade da ANA - Aeroportos de Portugal, SA. (doravante designada por ANA). As Políticas de Serviço aqui patentes regulamentam a relação que é estabelecida entre a ANA e o utilizador do Site. Estas políticas poderão ser objeto de alteração sempre que a ANA considere necessário.
No caso de a ANA decidir alterar estas Políticas de Serviço, a nova versão substituirá a presente e vigorará a partir da data da sua publicação neste site. A relação entre a ANA e todos os utilizadores passará a reger-se pela nova versão publicada.
Aconselhamo-lo a visitar periodicamente esta página, para assegurar que conhece as Políticas de Serviço em vigor. Tenha também presente que a ANA também se reserva o direito de alterar o conteúdo deste site, a qualquer momento.
Se o utilizador não estiver de acordo com estes termos e condições não poderá continuar a utilizar este site nem efetuar qualquer reserva de serviço nele integrado.
O objetivo do site é disponibilizar informação comercial e operacional considerada relevante para os utilizadores dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores.
MEIOS DE PAGAMENTO E SEGURANÇA
A conexão às páginas de pagamento do site www.ana.pt recorre a uma série de medidas e métodos de segurança para manter as informações pessoais dos nossos utilizadores protegidas. No âmbito deste processo, os seus dados pessoais são encriptados, para que não possam ser lidos por terceiros.
O utilizador poderá optar por pagar qualquer dos serviços reservados com o cartão de crédito.
A ANA não é responsável pelo eventual uso fraudulento, ilícito ou abusivo, quer de cartões de crédito, quer de qualquer outro método de pagamento. Ainda assim, a ANA não tolerará a prática ou tentativa de fraude ou uso ilícito destes meios de pagamento. Se um utilizador tentar fazer uso de um meio de pagamento sem que esteja devidamente autorizado para o efeito e a ocorrência for detetada pela ANA, a ANA banirá o utilizador, que ficará impedido de utilizar os serviços do www.ana.pt.
A ANA reserva-se ainda no direito de agir legalmente contra o prevaricador.
Cartão de Crédito
A reserva dos serviços disponibilizados no site pode ser paga através de cartões de crédito da rede VISA ou Mastercard de que o utilizador seja beneficiário.
No cumprimento de novas regras de segurança difundidas pela VISA Internacional e pela Europay/Mastercard Internacional, desde 1 de Abril de 2001, todos os pedidos de autorização para a concretização de transações utilizando cartões daqueles sistemas, só poderão ser processados pela RedUnicre desde que nos elementos fornecidos seja incluído o código de segurança (CVV2/CVC2) do respetivo cartão. O código de segurança é um número composto por três dígitos, impressos no verso do cartão, a seguir ao número, ao lado direito do painel de assinatura de todos os cartões VISA e Europay.
As reservas efetuadas com Cartão de Crédito estão sujeitas a confirmação da RedUnicre. Se o pedido for recusado, deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.
MBnet
O MBnet é solução da SIBS – entidade responsável pela rede Multibanco - para, de uma forma simples e segura, realizar pagamentos no site www.ana.pt. Não é necessário que tenha cartão de crédito. Basta aderir ao MBnet numa caixa Multibanco ou através do seu homebanking.
Quando se decidir pela aquisição de um serviço, pode aceder ao site www.mbnet.pt e gerar um número de cartão de crédito, definindo o montante máximo da transação. Quando efetuar o pagamento, o valor da compra, até esse limite, será debitado na sua conta bancária. Como se trata de um cartão virtual, válido apenas para uma transação e para um montante até ao valor máximo que definiu, a utilização do MBnet garante-lhe uma maior segurança.
Política de preços
Todos os preços mencionados incluem IVA à taxa legal em vigor para Portugal.
Política cambial
A moeda que serve de base para a indicação dos preços dos serviços é o Euro e a aquisição final realiza-se em Euros.
SERVIÇO DE ESTACIONAMENTO
Enquadramento
Para efeitos da reserva a efetuar, o cliente obriga-se a conhecer e cumprir o “Regulamento de Funcionamento e utilização dos parques de estacionamento e das zonas dedicadas à largada e tomada de utentes nos Aeroportos, SA” (Regulamento n.º 386/2019, de 30 de abril e relativo ao Funcionamento e Utilização dos Parques de Estacionamento e das Zonas Dedicadas à Largada e Tomada de Utentes nos Aeroportos, publicado no Diário da República nº 83, 2ª série, de 30 de abril de 2019).
Da Responsabilidade
Nos termos do previsto no artigo 27.º do Regulamento n.º 386/2019, de 30 de abril e relativo ao Funcionamento e Utilização dos Parques de Estacionamento e das Zonas Dedicadas à Largada e Tomada de Utentes nos Aeroportos, publicado no Diário da República nº 83, 2ª série, de 30 de abril de 2019, a paragem e o estacionamento nos parques e nas zonas dedicadas à largada e tomada de utentes não configuram um contrato de depósito, quer dos veículos, quer dos objetos existentes no seu interior, pelo que a ANA e/ou o prestador de serviços por ela contratado não respondem por qualquer furto, roubo, danos ou prejuízos causados por terceiros nos veículos, assim como não têm qualquer dever ou obrigação de guarda, conservação e manutenção dos veículos estacionados.
Produtos e Preços
A ANA tem um vasto leque de oferta de estacionamento. Esta oferta varia consoante os parques escolhidos e está limitada ao número de lugares disponíveis.
Os preços e respetivas modalidades existentes por parque e, exibidas no site, estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente, deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher de estacionamento e um e-mail com a fatura. O voucher deverá ser impresso, pois a sua apresentação será obrigatória para utilizar o parque.
Entrada/Saída do Parque
O cliente deve retirar o bilhete emitido à entrada do parque e conservar o mesmo até sair do estacionamento. O bilhete deve ser apresentado juntamente com o voucher antes de sair do parque, de forma a ser validado.
Caso a entrada do parque esteja equipada com leitor de código de barras/QR Code, deverá passar o voucher nesse leitor e retirar o bilhete.
A entrada no parque através do sistema Via Verde impede a utilização do voucher. Não haverá lugar à devolução do valor do mesmo.
Antes de sair do parque, deverá apresentar o bilhete retirado à entrada juntamente com o voucher da reserva e documento de identificação na caixa manual de pagamento.
Se utilizou o leitor de código de barras/QR Code para entrar no parque, deverá certificar-se que o tempo de reserva não está excedido. Caso esteja, deverá efetuar o pagamento do valor excedente antes de sair do estacionamento, caso contrário poderá dirigir-se à saída.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento/reagendamento da reserva sem custos, até 12 horas de antecedência da hora prevista de entrada. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento/reagendamento, o cliente deve contactar os nossos serviços, através do contacto telefónico 808 919 091, e seguir as instruções dadas pelo operador ou, em alternativa, enviar e-mail para os seguintes endereços:
- Reservas para Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto de Faro - faropark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto da Madeira - madeirapark@ana.pt
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O Voucher é de utilização única e apenas garante o acesso ao parque e respetivo estacionamento. Os lugares não são marcados, salvo indicação.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
O condutor do veículo é responsável por quaisquer danos causados no parque, à ANA ou a terceiros.
A reserva de estacionamento e a sua utilização não dispensa a consulta do regulamento de parque, em vigor, disponível para consulta nas caixas de pagamento manual.
Serviço ValetXpress
Valetxpress é o serviço de recolha e estacionamento de veículos que conta com uma equipa que lhe garante profissionalismo, segurança, comodidade e muito conforto. Este serviço está disponível nos aeroportos de Lisboa e Porto, podendo ser reservado através do Site www.ana.pt,
Os preços exibidos no site estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
Pode reservar o serviço ValetXpress de duas formas:
- Na internet, no momento da reserva do seu estacionamento.
- No balcão, na área de Partidas.
Na impossibilidade de vistoria conjunta da viatura, a mesma será efetuada posteriormente, não podendo o cliente reclamar danos e/ou responsabilidades à ANA.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento/reagendamento da reserva sem custos, até 24 horas de antecedência do dia reservado. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve contactar os nossos serviços através do seguinte e-mail: servicoscomerciais@ana.pt.
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O Voucher é de utilização única.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
LOUNGE
O “Lounge ANA” foi desenvolvido a pensar no conforto e na conveniência dos passageiros que viajam frequentemente e que optam por uma experiência diferenciada. Para seu usufruto, disponibiliza uma grande diversidade de bebidas, snacks e produtos portugueses. Se quer aproveitar o tempo de espera para adiantar serviço, o “Lounge ANA” proporciona-lhe tudo o que precisa para trabalhar com conforto e eficiência. Enquanto espera pelo seu voo pode ainda ficar a par das últimas novidades, consultando os canais, jornais e revistas que lhe contam tudo o que acontece em todo o lado. Este serviço está disponível nos aeroportos de Lisboa e Porto e pode ser reservado através do site www.ana.pt, funcionando entre as 5 horas da manhã e as 23 horas da noite, com um tempo máximo de utilização de 3 horas.
Os preços exibidos no site estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente, deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher e um e-mail com a fatura. O voucher deverá ser impresso e apresentado à entrada do Lounge. Informamos adicionalmente que poderá ser solicitado também, aquando da entrada no Lounge, o respetivo cartão de embarque.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento/reagendamento da reserva sem custos, até 24 horas de antecedência do dia reservado. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve contactar os nossos serviços através do seguinte e-mail: servicoscomerciais@ana.pt.
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O Voucher é de utilização única.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
FAST TRACK
O serviço Fast Track é a solução para os passageiros que não têm tempo a perder ou que querem aproveitar todos os momentos no aeroporto, sem pressa nem filas de espera. Este é um canal prioritário que permite a passagem no controlo de segurança mais rapidamente. O serviço está disponível nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada e pode ser reservado através do site www.ana.pt
Os preços exibidos no site estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
A ANA chama a atenção para o facto que o “Fast Track”, apesar de tornar mais rápido todo o percurso até ao avião ao reduzir o tempo de espera nas filas, não substitui nem abrevia os procedimentos obrigatórios de check in, controlo de segurança ou embarque. Assim, recomenda-se sempre que reserve tempo para estes procedimentos
Alertamos que, em caso de greve, o canal de Fast Track poderá estar condicionado, pelo que outro canal poderá ser disponibilizado para o efeito.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher e outro e-mail com a fatura. Uma vez no aeroporto, após ter feito o check in, deverá dirigir-se à fila Fast Track, munido do respetivo cartão de embarque e do voucher e aí apresentar o comprovativo com o código de barras.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento/reagendamento da reserva sem custos, até 24 horas de antecedência do dia reservado. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve contactar os nossos serviços através do seguinte e-mail: servicoscomerciais@ana.pt.
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O Voucher é de utilização única.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
RECOMENDAÇÕES E PRECAUÇÕES
A ANA tem como compromisso assegurar a privacidade e proteção dos dados pessoais de todos quantos com ela se relacionam, designadamente os utilizadores do site www.ana.pt.
A este esforço deve corresponder uma atitude responsável por parte dos utilizadores, no sentido de protegerem os seus dados pessoais.
Nesse sentido, a ANA aconselha os utilizadores a:
- Não partilhar os respetivos: nome de utilizador e senha;
- Não anotar quer a senha, quer o nome de utilizador em locais de fácil acesso (agenda, computador, etc.);
- Aquando do acesso à página de pagamentos ou às páginas de edição de dados pessoais, confirmar que o browser está em sessão segura (neste caso, são apresentados na barra de rodapé do browser um símbolo específico e um cadeado, e o endereço web começará por "https://"). Poderá confirmar ainda que o certificado correspondente à sessão segura é pertença de ANA - Aeroportos e Portugal, SA., verificando a informação da janela que abre ao clicar no cadeado);
- Assegurar que desliga o browser antes de sair de perto do computador;
- Assegurar que o equipamento ou rede informática pelo qual acede ao www.ana.pt se encontra livre de vírus e spyware.
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Setembro 2023
Enquadramento
A ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. (doravante designada por ANA) tem como compromisso assegurar a privacidade e proteção dos dados pessoais de todos quantos com ela se relacionam, designadamente os utilizadores do site www.ana.pt.
A presente Política de Privacidade é complementada pelos Termos e Condições.
Quem é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais?
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1700-008 Lisboa
Telf.: 21 841 35 00
Que dados pessoais recolhemos?
Recolhemos dados pessoais sobre os utilizadores quando estes procedem à reserva de algum dos serviços disponíveis em cada um dos Aeroportos, através do preenchimento de um formulário. Ao proceder à reserva de um serviço o utilizador terá de inserir o seu nome, endereço de correio eletrónico, número de telefone e dados para a faturação do serviço. Os dados pessoais recolhidos são indispensáveis à prestação do serviço por parte da ANA e a sua disponibilização implica o conhecimento e aceitação da presente política de privacidade.
Com que finalidade utilizamos os dados pessoais que recolhemos?
Os dados pessoais que recolhemos são utilizados para prestação do serviço, gestão de clientes e cumprimentos de obrigações legais e fiscais.
Os contactos que o utilizador indicar no formulário serão utilizados exclusivamente para enviar informações e atualizações referentes à prestação de serviço a que o mesmo diz respeito.
O utilizador poderá optar por receber, no seu endereço de correio eletrónico, conteúdos promocionais, designadamente newsletters. Se esta for a sua vontade, deverá indicá-la expressamente, selecionando a opção correspondente no formulário de requisição do serviço.
O tratamento dos dados pessoais do utilizador pode ser efetuado com recurso a entidades contratadas ou subcontratadas pela ANA, para efeitos da prestação do serviço com as finalidades acima referidas. Neste caso, estas entidades ficam obrigadas a desenvolver as medidas técnicas e organizativas adequadas a garantir que o tratamento dos dados pessoais indicados no formulário satisfará os requisitos legais, designadamente no domínio da segurança e confidencialidade, para assegurar a defesa dos direitos do requisitante do serviço.
Os dados pessoais que recolhemos não serão transmitidos a terceiros sem o seu consentimento expresso, exceto quando a prestação do serviço solicitado assim o exija, caso em que a ANA exigirá a esses terceiros que apliquem as medidas técnicas e organizativas adequadas de forma a satisfazer os requisitos legais, designadamente no âmbito da segurança e confidencialidade
Caso seja necessário para cumprimento de obrigações legais, a ANA poderá permitir o acesso aos dados pessoais do utilizador a autoridades judiciais, de segurança pública, tributárias ou regulatórias.
Qual o prazo de conservação dos seus dados pessoais?
Os dados pessoais são conservados apenas pelo período de tempo necessário para cumprimento da finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento, sem prejuízo do respeito pelos prazos legalmente definidos para o efeito.
Quais são os meus direitos como Titular de Dados Pessoais?
Os utilizadores têm o direito de solicitar à ANA o acesso aos seus dados pessoais. Têm também o direito à portabilidade, retificação ou apagamento dos mesmos. Podem ainda determinar limites ou opor-se ao seu tratamento, exceto no que respeita aos dados pessoais indispensáveis à prestação dos serviços por eles requisitados à ANA ou ao cumprimento de obrigações legais.
O consentimento dado pelo utilizador pode ser retirado a qualquer momento. Contudo, a sua retirada não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.
O utilizador tem o direito de ser notificado pela ANA caso exista uma violação dos seus dados pessoais e pode, ainda, apresentar reclamação à autoridade de controlo – a Comissão Nacional de Proteção de Dados - sem prejuízo de poder, igualmente, reclamar junto do Encarregado da Proteção de Dados da ANA.
Quem posso contactar no exercício dos meus direitos como titular de dados pessoais?
A ANA designou um Encarregado da Proteção de Dados que poderá ser diretamente contactado através de carta enviada para:
ANA-AEROPORTOS DE PORTUGAL, S.A. – DPO
Rua D, Edifício 120, Aeroporto de Lisboa, 1700-008 Lisboa
ou para o endereço eletrónico: dpo@ana.pt
Quais as medidas adotadas pela ANA para garantir a segurança dos seus dados pessoais?
A ANA aplica as medidas técnicas e organizativas adequadas de forma a satisfazer os requisitos legais, designadamente no âmbito da segurança e confidencialidade. Pretende a ANA, assim, assegurar a defesa dos direitos dos titulares dos dados pessoais, por forma a garantir a respetiva proteção dos referidos dados contra acessos não autorizados, usos impróprios, perda ou destruição.
Depois de uma operação, as informações relativas a meios de pagamento (cartão de débito, crédito ou outro) não serão armazenadas pelo nosso sistema.
As referidas medidas técnicas e organizativas são revistas e melhoradas periodicamente e o site www.ana.pt é monitorizado constantemente por ferramentas específicas para detetar e eliminar potenciais ataques informáticos.
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Maio 2018
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